SECRETARIA DE SAÚDE DE MAGÉ CRIA PROGRAMA PARA ATENDER PORTADORES DE DOENÇA CELÍACA

À partir de Março, contaremos com mais um serviço de saúde no nosso município: O Ambulatório de Doença Celíaca. Este oferecerá atendimentos com gastroenterologista, nutricionista, exames sorológicos e endoscopia. Os serviços do Ambulatório acontecerão no Centro de Especialidades de Magé.
No dia 22/02/2018 capacitamos nossos enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USF) sobre a Doença Celíaca, seus principais sintomas e os pacientes-alvo para investigação. Os pacientes que apresentem sintomas da doença serão encaminhadas à coordenação do Ambulatório (SMS, sala 115 – SISVAN), caso o diagnóstico seja confirmado, o paciente será encaminhado para consulta com Nutricionista para tratamento dietoterápico adequado.
A Doença Celíaca é uma enteropatia autoimune, causada por uma reação às proteínas do glúten e está associada a fatores genéticos e ambientais. Os sintomas mais comuns são: Diarréia, dor e distensão abdominal e deficiências nutricionais.A forma de tratamento é a exclusão do glúten da dieta. Pacientes que não estejam em restrição podem desenvolver complicações.
“Não temos pacientes cadastrados e sendo tratados com Doença Celíaca no nosso município, o que não quer dizer que eles não existam. Provavelmente esses pacientes estão sendo tratados como portadores de outras patologias, e não estão vendo melhora do seu quadro. Nosso objetivo com o ambulatório é identificar corretamente esses pacientes e dar tratamento adequado a eles, com todo suporte que precisam. Caso o paciente já tenha diagnóstico, pode procurar a USF mais próxima do seu domicílio para ser encaminhado para o Ambulatório e iniciar correto tratamento dietoterápico.” explicou a Ana Beatriz Cardozo, Nutricionista coordenadora do Ambulatório de Doença Celíaca.

Fonte:HD WEB TV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEM lança pré-candidatura de Rodrigo Maia à Presidência

Deputado Nalin discursa na Câmara pedindo mais segurança para Magé e Guapimirim